CARD.jpg

A prática pedagógica na Educação Infantil: sob a ótica da BNCC

 

 

ORGANIZADORES: 
 
Alivan Freitas Lima
Edineide Reis
Fabiana Rocha
Solange Miranda

 

Nessa coletânea de artigos científicos, pretendemos reunir textos que discorrem sobre as temáticas do fazer pedagógico na Educação Infantil:  a sala de aula e suas facetas, a contribuições da psicologia da educação na concepção de Henri Wallon; Jean Piaget e Lev Vygotsky, inovações pedagógicas, práticas e práxis pedagógicas, a dinâmica curricular, o protagonismo das crianças; professor, sim, tia não! A construção da ambiência- a construção da criança e não do professor, saberes e práticas de inclusão, conceito de infâncias, planejamento, estratégias, metodologia, avaliação, identidade da criança, marcos legais da Educação Infantil. E outros conceitos trazidos pelos documentos que seguem abaixo:
Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Avaliação na Educação Infantil. Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil (rotina, sequência didática, projetos pedagógicos). Ludicidade na Educação Infantil. Leitura e literatura infantil na primeira infância. Desenvolvimento da motricidade, linguagem e cognição da criança. Lei nº 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Histórico e teóricos da Educação Infantil.
A nossa intenção com essa antologia é trazer a partir dos textos as problemáticas vivenciadas por professores e professoras que atuam na Educação Infantil trazendo proposições e contribuições contínuas e permanentes à luz da BNCC, numa perspectiva inovadora de instância necessária para a qualidade dessa etapa tão relevante enquanto base e sustento da formação da pessoa e outras contribuições no desenvolvimento e qualidade da Educação Infantil e outras contribuições correlatas e afins.

 

ARTIGO COMPLETO

 

O título não possui mais que 15 palavras e em caixa alta, centralizado e em negrito; fonte Times New Roman, tamanho 12. Espaçamento entrelinhas 1,5.

Traz os nomes dos autores escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12. no modelo (SOBRENOME, Prenome), alinhados à direita

Apresenta Instituição e email em fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhado à direita

A palavra RESUMO, deve estar alinhada *a esquerda em negrito e caixa alta.

O resumo contém de 250 a 500 palavras sem contar as palavras-chave. Deve ser digitado em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, justificado, em parágrafo único, iniciando com a palavra resumo em caixa alta e negrito e justificado à esquerda.

Contém introdução mencionando sobre o objeto de estudo trazendo alguns conceitos de forma breve; o objetivo; justificativa; metodologia discriminando sujeitos (caso haja), local, autores utilizados, etc., e por fim, a conclusão. Em parágrafo posterior, ao final do resumo, devem ser incluídas três palavras-chave separadas por ponto final.

Palavras-chave: Palavra 1. Palavra 2. Palavra 3.

O texto apresenta INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO

Os títulos estão em CAIXA ALTA E NEGRITO, e os subtítulos CAIXA ALTA E SEM NEGRITO

As citações a partir de 3 linhas deverão ser destacadas do corpo do texto e feitas com recuo de 4 cm, fonte 11, sem aspas. 

As citações curtas ( menos de 3 linhas) deverão estar no corpo do texto e entre aspas. Usar sempre a referência de Autor, Data e Página (no caso de citações diretas).

O texto apresenta coerência com as normas da Língua Portuguesa( ortografia, pontuação, coesão e coerência).

O texto obedece às normas da ABNT

As referências obedecem às normas da ABNT, diferenciando livros, periódicos, eventos, leis, etc, conforme modelo.

OBSERVAÇÕES:

Cada autor poderá enviar artigos com no máximo 15 laudas (tamanho A5). Caso ultrapasse, o autor deverá pagar uma taxa extra.
Link para inscrição: https://forms.gle/642pmjtZREP7T2hH9 
E-mail: limaalivan@gmail.com
Valor: 100 reais (100,00), para custear capas, envio do livro, correios, certificados, ISBN, revisão, diagramação e impressão. 
Cada autor receberá um exemplar físico.
Cada exemplar extra ficará por 50 reais (50,00).

O autor no ato da aprovação dos textos receberá o contrato e deve ser assinado e enviado junto com o comprovante de pagamento até o dia 28/02/2023, assim confirma sua presença no livro.

Início de abertura do edital: 03/09/2022

Previsão do encerramento do edital: 28/02/2023

INDICAÇÕES DE LEITURAS: 

A priori, todos os textos devem versar à luz da BNCC para Educação Infantil.

BARBOSA, M. C.; HORN, M. G. S. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BARBOSA, I. G. Pré-escola e formação de conceitos: uma versão sócio-histórica dialética. 1997. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. 

BRUNER, J. S. Uma nova teoria de aprendizagem. Rio de Janeiro: Editora Bloch, 1976.

EDWARDS, Carolyn. As cem linguagens da criança: as experiências de Reggio Emilia em transformação. Porto Alegre: Editora Penso, 2016. v. 2.

LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VYGOTSKY, L. S. et. al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/Ed. da Universidade de São Paulo, 1988. p. 59-83.

MOSSO, Peter. SEMINÁRIO INTERNACIONAL. 2018. Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho, São Paulo, ago 2018.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Pedagogia(s) da infância: reconstruindo uma práxis de participação. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA,M. A. (org.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 13-36.

WALLON, H. Psicologia e educação da infância. Lisboa: Estampa, 1975.

● O autor é responsável pela conferência de seus textos e biografia após a revisão e deverá acompanhar os informes da editora. 

base-bncc.png